Feeds RSS

Só me resta agradecer!!!

domingo, setembro 18, 2011

Como uma garrafa vira camiseta?

Quantas garrafas PET são necessárias para a confecção de uma camiseta?
Como funciona o processo de transformação?
Quantas garrafas recicladas viram tecido?

Uma garrafa que contenha 50 gramas de PET (embalagem de 2 litros, por exemplo) gerará 50 gramas de fibra de poliéster. Em outras palavras, não há perda de material durante a tranformação.

Pese uma camiseta, ou qualquer peça de tecido que contenha Poliéster na composição e verifique a proporção para determinar quantas garrafas estão ali.
Por exemplo, um moleton de 300 gramas, feito com 67% de fibra de Poliéster e 33% de viscose (uma composição muito comum) possui 201 gramas de poliéster, ou seja 4 garrafas de 2 litros.

Sequência de produção
A roupa não é feita diretamente das garrafas - estas são tranformadas na fibra de Poliéster que, por sua vez, será utilizada por uma fábrica de tecidos ou malhas.
Nesta fábrica as fibras serão misturadas. Poliéster com viscose, algodão, linho, seda ou qualquer outra fibra têxtil. Existem certos tecidos feitos com 100% de Poliéster, como Tergal, ou roupas de linha esportiva.
Pronto o tecido, este será encaminhado para uma confecção, onde será cortado e costurado (ou "montado") de acordo com a peça que se quer obter: camisetas, moletons, ternos, calças etc. Um tecido bastante utilizado para roupas finas é o Perolin, uma composição de Linho e Poliéster. Com isso, obtém-se o conforto do linho e a praticidade do poliéster. Também a Microfibra (poliéster 100%) é usada para confecção de ternos, calças e camisas.

Em 2003 foram recicladas 120 mil toneladas de PET e 41% desse total foram transformados em fibras de poliéster.

fonte: Hermes Contesini, assessor de comunicação da Abipet - www.abipet.org.br

1 comentários:

disse...

Nossa!!! Que interessante essa postagem. Eu não sabia disso. Vou contar para os meus alunos. Vc está de Parabéns. Seu blog é muito legal!

Postar um comentário

Como fico feliz com o seu comentário!!!