Feeds RSS

Só me resta agradecer!!!

terça-feira, setembro 20, 2011

Datas Comemorativas - História

- Aprendendo mais!
Dia do Soldado – 25 de agosto

Soldado é aquele que defende a Pátria e todos os seus cidadãos. Mas para ser soldado não basta usar uma farda verde-oliva com metais dourados.

É preciso ter muitas qualidades para ser um soldado de verdade. É preciso coragem, disciplina, dedicação, grandeza de caráter. Luís Alves de Lima e Silva - o duque de Caxias - tinha isto de sobra. Ele comandou o exército brasileiro. Lutou para consolidar a nossa independência. Conteve revoltas em várias regiões do Brasil e defendeu a Pátria na Guerra do Paraguai.

O dia em que o duque de Caxias de nasceu - 25 de agosto de 1803 - tornou-se o Dia do Soldado. Ele é o Patrono do Exército Brasileiro. Caxias era valente, justo, corajoso e preferia vencer pelo diálogo. Por isso foi chamado de o Pacificador. Quando obtinha a vitória numa batalha, era generoso com os vencidos.

Mas não são só os homens que são bons soldados. A primeira mulher-soldado do nosso exército também era muito valente. Seu nome é Maria Quitéria e ela lutou na Bahia, onde os portugueses se recusavam a aceitar a independência do Brasil. Maria Quitéria usou um uniforme de homem como disfarce para lutar pela independência do Brasil. Ganhou até uma medalha de ouro de D. Pedro 1º pela sua coragem.

Hoje em dia, na verdade, em vários países do mundo, entrar para as forças armadas não é mais um privilégio masculino. Há mulheres nos vários exércitos, nas marinhas e nas forças aéreas.

http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u26.jhtm

Independência do Brasil – 7 de setembro

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole..
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
http://www.suapesquisa.com/independencia/

0 comentários:

Postar um comentário

Como fico feliz com o seu comentário!!!