Feeds RSS

Só me resta agradecer!!!

domingo, setembro 18, 2011

Projetão Reciclagem...

Reciclagem pode gerar riquezas

Mesmo com o crescimento da coleta seletiva de embalagens de PETs, o desenvolvimento de produtos acabados a partir da resina reciclada ainda é quase inexistente em Manaus. Grande parte do material recolhido é vendida em forma de flenkis (triturados) ou prensada por empresas especializadas em reciclagem e, em seguida, comercializada para outros Estados, como São Paulo, onde há a fabricação de produtos acabados. A estimativa da tecnóloga em plástico e diretora da WS Assessoria e Marketing, Sandra Suane, é que em torno de 30% do lixo urbano da cidade de Manaus seja resultante de embalagens industrializadas. “É necessário que designers adaptem esse material reciclado para a produção local de outras utilidades, já que o peso do PET é desproporcional ao seu volume, diferentemente das latinhas, que são ainda mais valorizadas”, frisou.

Apesar de ser uma ameaça para o meio ambiente, o cenário sinaliza oportunidades de negócios para empresas do setor de reciclagem, para cooperativas de catadores e artesãos que podem fabricar utilidades a partir da resina plástica. A fabricação de novas embalagens para bebidas (refrigerantes) a partir do PET reciclado também já é científica e economicamente viável, mas ainda depende de aprovação na legislação brasileira e também do Ministério da Saúde.

Telhas têm mercado aberto
O Amazonas poderia também ter muitos ganhos na construção civil com a fabricação de produtos a partir de PETs. Existe apenas uma empresa que produz telhas a partir do polietileno tereftalato. “Em São Paulo, estão sendo feitas tubulações substituindo o PVC”, informou. Outro exemplo de negócio é a fabricação de roupas a partir do PET. A empresa Bicho da Seda já desenvolve um projeto de produção de uniformes profissionais com as fibras de poliéster geradas pela resina plástica. No mercado paulista, as roupas foram aprovadas pelos consumidores. A cada blusa costurada são menos duas garrafas da resina lançadas no lixo.

0 comentários:

Postar um comentário

Como fico feliz com o seu comentário!!!