Feeds RSS

Só me resta agradecer!!!

sábado, setembro 24, 2011

Sugestões de Projetos Educacionais

Temas:

*O papel da leitura em nossa vida

Quando um adulto diz a uma criança que o livro é muito importante, nem sempre se lembra de dizer-lhe que há inúmeros tipos de livros e textos.
É na escola que as crianças encontram um espaço programado para aprender a fazer diferentes leituras do mundo, a ler diferentes tipos de texto portadores de diferentes conteúdos.
Colocar os alunos em contato com uma diversidade de textos e diferentes propósitos de leitura tem sido meta constante do trabalho com leitura desenvolvido em nossa escola. Isto porque acreditamos que na complexidade de usos e formas da leitura, os alunos encontram desafios para refletir e decidir também sobre “o que” e “como escrever”, tendo bons modelos de repertório e análise.
A leitura surge no cotidiano escolar em diversos momentos da rotina:
• Na leitura feita em voz alta pela professora, que apresenta modelos de como se lê, expressando emoções e envolvendo-se como leitor competente;
• Nas leituras compartilhadas realizadas trimestralmente, quando um livro é criteriosamente selecionado a fim de fornecer elementos que contribuam para a aprendizagem de questões importantes naquele ano escolar. Ao adotarmos um livro, a professora realiza a leitura juntamente com o grupo de alunos, discutindo a forma com que o autor escreve, relendo trechos, destacando recursos de escrita;
• Nas rodas de leitura, quando os alunos têm a oportunidade de escolher o livro que desejam ler, realizando a leitura por prazer;
• Em atividades dirigidas, onde a leitura é discutida a fim de promover avanços quanto à interpretação de textos.

Ao organizar as propostas de ensino, a leitura surge como prática fundamental para a formação de um aluno crítico, capaz de buscar com autonomia conhecimentos e informações, sabendo dirigir-se aos inúmeros tipos de portadores de textos existentes em sociedade.
Promovemos um trabalho extensivo com a leitura, garantindo a continuidade nos diferentes anos de escolaridade. Desta forma, asseguramos que o aluno tenha o contato com inúmeros tipos de textos, testemunhando a utilização que os já leitores fazem deles e participando de atos de leitura de fato.
Com este trabalho pretendemos não só fomentar o prazer pela leitura, mas construir a idéia de que esta é fonte inesgotável de conhecimento, abrindo os olhos de nossos novos leitores e os caminhos de vigorosos escritores.

* Projeto: “O meu computador serve para...”
O objetivo principal deste projeto é ampliar e enriquecer as atividades realizadas no conhecimento e no uso da escrita, através de pesquisas e registros que levem a criança a reconhecer a escrita como produção histórica e socialmente construída e se reconhecerem como escritoras.

* Projeto: “De versos e prosas gira a minha vida”
Esse projeto tem como eixo a leitura, a escrita e a expressão oral, envolvendo dois gêneros do discurso: o poema e a biografia.

0 comentários:

Postar um comentário

Como fico feliz com o seu comentário!!!