Feeds RSS

Só me resta agradecer!!!

domingo, setembro 18, 2011

Você sabia??? Espalhe para os seus alunos!!!

Roupas ecológicas




Um novo conceito de vestir

Forte tendência em países desenvolvidos, as roupas ecológicas começam a ganhar o mercado brasileiro

O conceito de roupa ecológica vai além de estampas que remetem à preservação ambiental, considerando tanto matérias-primas quanto processos de fabricação ambientalmente sustentáveis. No Brasil, este mercado — considerando o potencial — ainda está nos passos iniciais.

A Justa Trama é a marca da Cadeia Ecológica do Algodão Solidário, da qual participam trabalhadores organizados que integram empreendimentos da Economia Solidária.

São homens e mulheres agricultores, coletores de sementes, fiadoras, tecedores e costureiras. Os empreendimentos destes trabalhadores cobrem todos os elos da indústria têxtil — do plantio do algodão à roupa. Quem está na produção da roupa Justa Trama é também o proprietário da marca.

Assim, ao comprar uma roupa da Justa Trama, o consumidor tem a oportunidade de contribuir para a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável e solidário, em que a cooperação vai do primeiro ao último elo da cadeia: o próprio consumidor final.

Segundo o agrônomo do Centro de Pesquisa e Assessoria (Esplar), Pedro Jorge Ferreira Lima, em oito municípios do Ceará — Canindé, Choró, Forquilha, Massapé, Quixadá, Santana do Acaraú, Sobral e Tauá — agricultores familiares articulados pela Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá (Adec) plantam e colhem o algodão agroecológico empregando técnicas de conservação do solo e da água, valorizando a biodiversidade, sem uso de agrotóxicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Como fico feliz com o seu comentário!!!